O futuro da energia eólica offshore

Turbina flutuante

Uma característica única do design da SeaTwirl é a forma como a força de flutuação do oceano suporta o peso da turbina.

Fácil acesso

As peças que precisam de manutenção estão dentro da nacele, que é facilmente acessível, ficando logo acima da linha de água e abaixo da turbina eólica. 

Redução dos custos

A simplicidade da estrutura reduz os custos de fabrico e manutenção comparativamente às turbinas eólicas tradicionais.

Porquê a energia eólica offshore?

A energia eólica é uma fonte de energia renovável isenta de emissões de carbono. O futuro precisa de soluções sustentáveis e nós estamos preparados para enfrentar o desafio. A SeaTwirl está a desenvolver uma turbina eólica flutuante para o oceano. A turbina eólica da SeaTwirl é mais fácil de construir, instalar e manter do que as turbinas eólicas offshore tradicionais. A nossa visão: Fornecer o produto mais rentável para as energias renováveis.

“A energia eólica flutuante offshore é uma tecnologia entusiasmante com um enorme potencial global.”
lindsay_roberts
Lindsay Roberts
Diretora Sénior de Política para a Estratégia e Desenvolvimento do Setor, Scottish Renewables

As 5 principais razões para a energia eólica offshore

N.º 1. Os oceanos – um recurso por explorar: 71% da Terra está coberta por oceanos – 92% dos quais tem mais de 200 metros de profundidade. Ao contrário das turbinas eólicas convencionais, as turbinas eólicas flutuantes da SeaTwirl podem ser instaladas nessas águas profundas. Vamos mergulhar a fundo!
N.º 2. Ventos mais poderosos: Existe muito mais energia disponível offshore do que em terra. O vento offshore é mais forte e mais previsível. Os dados existentes demonstram que existe potencial para se obter 30% mais energia do vento offshore do que em terra, porque os ventos oceânicos são 5% a 10% mais fortes.
N.º 3. Novas localizações: As estruturas flutuantes podem ser instaladas em locais com maior profundidade do que as turbinas eólicas offshore convencionais (normalmente, as turbinas convencionais não podem ser instaladas a mais de 50 metros de profundidade, devido aos custos de construção). As turbinas eólicas flutuantes da SeaTwirl oferecem uma maior flexibilidade quando instaladas num parque eólico.
N.º 4. Energia produzida localmente: A energia eólica offshore permite produzir eletricidade perto das áreas urbanas (muitas vezes perto da costa). Produzir energia localmente reduz as perdas durante o transporte e reduz os custos com infraestrutura.
N.º 5. Excelente potencial de mercado: Existe um grande potencial de mercado na energia eólica offshore. Os especialistas em energia estimam que, em 2030, 7% a 11% da eletricidade da Europa será proveniente de energia eólica. Prevê-se que o total produzido seja igual a 40 GW em 2020, 150 GW em 2030 e 460 GW em 2050.

Conheça a SeaTwirl

Introdução à energia eólica offshore e ao conceito SeaTwirl.

O conceito SeaTwirl

As turbinas eólicas da SeaTwirl utilizam uma turbina eólica de eixo vertical com uma torre ligada à estrutura submarina, composta por um elemento flutuante e uma quilha. A energia do vento faz a turbina rodar, a estrutura mantém a estabilidade através de uma quilha e do movimento de contrarrotação, semelhante à função de uma quilha num barco à vela.

A turbina eólica, a torre e as peças submarinas são montadas e rodam como uma unidade. À volta da torre, acima da superfície da água mas abaixo da turbina eólica fica a nacele estanque, que é estática ou não rotativa. A nacele e a turbina eólica estão bem ancoradas ao leito marítimo com vários cabos de amarração em catenária.

As turbinas SeaTwirl podem ser instaladas em locais que estão atualmente fora do alcance das turbinas eólicas offshore (que estão limitadas a uma profundidade de cerca de 50 metros). As turbinas SeaTwirl podem ser ancoradas a profundidades muito superiores a 50 metros (ao contrário das outras turbinas eólicas offshore atualmente disponíveis no mercado). Isto significa que a SeaTwirl pode ser colocada onde os ventos são mais fortes e mais previsíveis.

A pesquisa e os relatórios científicos também mostram que as turbinas eólicas de eixo vertical possuem um limite estrutural superior e podem ter maiores dimensões que as turbinas eólicas de eixo horizontal.

Os benefícios da SeaTwirl

Menos carga sobre os rolamentos

Graças à estrutura submarina flutuante da turbina eólica, os rolamentos dentro da nacele não têm de suportar o peso da turbina. Isto é uma característica exclusiva da SeaTwirl e significa que os rolamentos estão sujeitos a menos carga do que nas outras turbinas eólicas.

Fácil manutenção e baixo centro de gravidade

As turbinas eólicas da SeaTwirl têm um centro de gravidade mais baixo e um design mais estável do que as turbinas de eixo horizontal, porque o gerador e todas as peças que requerem manutenção podem ser colocadas debaixo da turbina e acima da água.

Redução dos custos em geral

As turbinas eólicas SeaTwirl podem ser facilmente acedidas, mesmo em embarcações pequenas, o que reduz os custos de manutenção. O sistema único da empresa reduz os custos de fabrico, os custos ao longo do ciclo de vida (ou seja, diminui os custos com reparações e manutenção) o que reduz os custos em geral. Isto é particularmente importante para as estruturas offshore.

Tecnologia patenteada

A SeaTwirl patenteou várias tecnologias e abordagens de ponta que tornam o seu produto mais resistente, mais fácil de manter e de fabrico mais barato. Isto significa que a SeaTwirl pode produzir energia eólica renovável com um custo muito inferior ao da concorrência.

“A simplicidade é um fator chave para manter os custos da energia eólica offshore baixos. Acreditamos que a SeaTwirl tem um conceito muito simples e que poderemos proporcionar soluções rentáveis aos proprietários de parques eólicos.”
gabriel_strangberg
Gabriel Strängberg
Diretor Executivo, SeaTwirl

As 8 principais razões para a SeaTwirl

N.º 1. Redução dos custos: O conceito SeaTwirl tem como base a simplicidade. Isto significa reduzir os custos de produção e manutenção e oferecer aos proprietários da SeaTwirl uma solução atraente e rentável.
N.º 2. Escalabilidade: O conceito SeaTwirl tem um desempenho superior ao das turbinas horizontais tradicionais devido à sua melhor escalabilidade. Em 2020, vamos comercializar unidades de 1 MW. A energia eólica convencional tem um limite imposto pelas leis da física. A nossa solução poderá ultrapassar esse limite. O nosso objetivo é crescer.
N.º 3. Em áreas remotas, como ilhas, os residentes têm de lidar com um fornecimento de energia incerto e a procura por energia produzida localmente está a crescer. A SeaTwirl pode oferecer um fornecimento constante de energia, com um perfil mais ecológico, a hotéis e outras partes interessadas na indústria do turismo.
N.º 4. As turbinas verticais apontam sempre na direção certa: O conceito de simplicidade da SeaTwirl implica que a nossa turbina vertical não tenha de apontar numa direção específica. Pode parecer insignificante, mas elimina a necessidade de maquinaria complexa e controlos direcionais. A palavra de ordem é reduzir os custos!
N.º 5. O ancoramento no mar reduz a perturbação dos proprietários de residências costeiras e da vida selvagem costeira. Deste modo, os proprietários da SeaTwirl não sofrem tanta pressão da opinião pública e dos requisitos legais no momento de criar os parques eólicos.
N.º 6. Estabilização da rede: Uma característica única do conceito SeaTwirl é a sua potente inércia que permite que as nossas turbinas "armazenem" energia rotacional em caso de uma redução abrupta na velocidade do vento. Deste modo, o fornecimento de energia da SeaTwirl é mais constante o que ajuda a estabilizar a rede.
N.º 7. Parques eólicos compactos: Os limites de espaço normais num parque eólico HAWT convencional não se aplicam a 100% às turbinas eólicas de eixo vertical (VAWT) SeaTwirl. As turbinas eólicas de eixo vertical podem ficar mais próximas, quer numa posição perpendicular ao vento como numa posição a favor do vento. Poderá até ser possível aumentar a energia produzida colocando as VAWT quase lado a lado.
N.º 8. Fácil acesso para manutenção: O acesso à SeaTwirl é muito fácil, pois os componentes essenciais da turbina eólica estão logo acima da superfície do mar, o que reduz os custos de manutenção. O baixo centro de gravidade da SeaTwirl melhora a resistência da estrutura e torna-a mais simples.

Are you interested in our products?

Interested in how SeaTwirl can help your energy project deliver renewable energy at the lowest cost available? Welcome to contact us for a more in-depth presentation of our products and projects!

Sign up for news or website updates

Contact us by phone or email

Gabriel Strängberg

Managing Director

gabriel.strangberg@seatwirl.com

Phone: +46 70-480 55 29